Uma orientação para o professor
Este é o sentido que todo o currículo deveria ter para o professor, não só uma lista de conteúdos a serem vencidos durante o ano letivo, mas uma definição, orientação, sugestão, metas de aprendizagem para os diversos tipos de alunos respeitando suas diferenças, objetivos a serem alcançados em cada conteúdo e a cima de tudo deveria ser retomado e revisado sempre que o professor ou grupo de professores sentissem necessidade. Ao pesquisar sobre currículo encontrei na revista Nova escola uma edição que trata exatamente sobre este assunto, anotei este trecho por achá-lo comum com nossa realidade" Para que o currículo seja eficaz, ele precisa ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo.De nada adianta "importá-la" de outra rede ou "pari-lo" num gabinete...", estes casos são os mais comuns na rede pública de ensino, onde ficamos sempre sem saber para onde nos guiar e sem saber para que rumo seguir, acredito que o currículo é um assunto muito importante e deveria ser levado mais a sério, começando por exemplo com alguma formação nesta área. Seguido de uma construção coletiva do currículo, com a participação de todos os envolvidos neste processo e elaborado para atender o desenvolvimento do aluno.
2 comentários:
Olá Marcia! Traga as contribuições dos autores da ECS para este espaço. Abraços, Vera
Oi Márcia!! Passei pelo teu blog e não encontrei nenhuma postagem referente a interdisciplina de ECS. Que relações podes estabelecer entre as idéias dos autores vistos e tua prática profissional? Um abraço, Simone
Postar um comentário