sábado, 2 de maio de 2009

Construção do conhecimento - Estádios do Desenvolvimento



" As estruturas construídas numa idade dada se tornam parte integrante das estruturas da idade seguinte"...

Durante a leitura do texto esta afirmação fez toda a diferença no entendimento da teoria do desenvolvimento, é importante que as crianças que estão em constante evolução do pensamento cognitivo não percam nenhuma etapa dele, pois cada estrutura construída servira de base para outra, devemos sempre respeitar o nível de conhecimento que a criança está desenvolvendo. Aprendi que teoricamente elas podem estar num mesmo estádio, mas em níveis diferentes. Após a leitura do texto comecei a observar o desenvolvimento dos meus alunos em sala de aula e resolvi então testar com o método clínico algumas crianças que eu acreditava não estarem acompanhando a aula. Minhas espectativas se confirmaram, realmente elas não estavam acompanhando porque não estavam no mesmo nível que as outras, embora estivessem no mesmo estádio, umas eram estimuladas mais que as outras e desenvolveram mais rápido aquele estádio. Tinha alunos que frequentavam a escolinha desde bebês e outros que estavam em casa com a avó sem estímulo algum. Nunca haviam pego um lápis, caderno, livro de história, ou até mesmo escutado alguém contar história. Acredito que este foi um diferencial muito importante durante o desenvolvimento. Pois eles não tinham bases construídas para sustentar as que nós estavamos começando agora.

Nenhum comentário: