"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre." (Cecília Meireles.)
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Alfabetização de Jovens e Adultos
Conforme já havia mencionado não tenho experiência com a alfabetização de jovens e adultos, porém lendo o texto de Regina Hara é possível perceber que o processo é o mesmo, os jovens e adultos passam pelos mesmos níveis de alfabetização das crianças. É interessante destacar alguns aspectos que farão a diferença numa sala de aula de jovens e adultos, devemos levar em conta os saberes (conhecimentos) dos adultos não escolarizados, desta forma valorizamos cada aluno na prática pedagógica. Incentivar a participação efetiva do aluno possibilitando seu desenvolvimento cognitivo integrado a sociedade. Para que ele possa perceber criticamente as relações no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Marcia!
Trabalhar com educação de jovens e adultos parece ser um grande desafio. São alunos que tem muito a aprender, mas também muito a nos ensinar. Realmente é importante que o professor valorize os conhecimentos de seus alunos e ajude-os a descobrir tantos outros, respeitando e valorizando suas especificidades.
Um abraço, Simone - Tutora sede
Postar um comentário