quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Atividades Disparadoras



Durante um momento de reflexão sobre as atividades disparadoras e querendo perder o medo sobre os projetos de aprendizagem resolvi assim como nas atividades pescar alguma coisa nos textos, e encontrei dois trechos que acredito serem importantes para o meu crescimento enquanto professora.

"Porque uma mudança conceitual é muito difícil. Adultos e crianças resistem em abrir mão de conceitos intuitivamente elaborados ainda que tenham aulas sobre um assunto que contradiz completamente estas idéias e pré-conceitos. Sendo papel da escola aproximar os alunos do conhecimento cientificamente construído, é fundamental desequilibrar (no sentido piagetiano) estas idéias pré-concebidas, pois só assim o aluno começa a ter dúvidas sobre elas e estas dúvidas podem abrir espaço para a revisão, para a escuta real e para uma reconstrução."
Conhecimento prévio ( Iris Elisabeth Tempel Costa)



"Adotar uma pedagogia diferenciada significa desaprender, "desconstruir", ultrapassar as práticas antigas para mudar. Isso não pode ser feito de uma forma inconsciente, com rejeição ou esquecimento, mas com integração do passado e com as novas perspectivas; com análise das resistências que temos, dos lutos necessários e dos paradoxos inevitáveis: é necessário seguir um caminho compartilhado, que permita a cada um situar-se, identificar seus próprios bloqueios e contradições como obstáculos totalmente normais, que não podem ser superados por meio de sua negação."
Para Pensar! ( professora Íris)


No decorrer do curso foi exatamente o que aconteceu, eu desaprendi conceito que julgava muito correto e atualmente acho necessária esta prática, para que a superação dos obstáculos seja consciente. Devemos estar sempre questionando o que sabemos e aprendendo novamente a cada momento. Sem resistência, sem medo.

Um comentário:

Simone disse...

Marcia ler, refletir, questionar e buscar associar a teoria com a prática é muito importante, principalmente para aqueles que trabalham com educação. Como tens procurado levar os teus alunos a se questionarem?
Um abraço, Simone - Tutora sede