segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Planejamento Escolar



Devemos estar atentos a armadilhas do cotidiano escolar, e não poderia ser diferente com o planejamento, é comum escutarmos nas reuniões de professores que o planejamento é mais um documento que não serve para nada na escola, porém planejar é definir o tipo de aluno que queremos, é formar o cidadão de amanhã, de uma maneira organizada, coerente e significativa. Quando estamos planejando a aula devemos ter consciência que estaremos influenciando uma parte na vida de muitas pessoas, no mínimo as 20 ou 30 que estão em sala de aula. O texto "Planejamento: em busca de caminho" indicado para a interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação mostra a verdadeira importância do ato de planejar. Enquanto lia o texto ficava imaginando as reuniões da minha escola e ao mesmo tempo pensava, "mas eu planejo minhas aulas", porém percebi que era um ato mecânico conforme a autora, “as mentes estavam sob controle", no caso eu e meus alunos. Muitas vezes temos as informações armazenadas, muito bem arquivadas e levamos um susto quando elas saem da pasta, pois é necessário uma auto-avaliação e isto gera um certo desconforto emocional. A leitura realizada para a interdisciplina foi excelente, e ao mesmo tempo provocativa, pois passei a procurar o caminho com mais ânimo e significado.

Nenhum comentário: