terça-feira, 22 de junho de 2010

Leitura ...



Pensando na dificuldade que temos de construir com os alunos o hábito da leitura, passei a ler com eles e pra eles todos os dias no início da aula. Segundo Paulo Freire a leitura de mundo antecede a leitura das palavras, usando este argumento juntei na escola alguns portadores de texto, jornais, revistas, encartes de lojas e mercados e livros de história infantil, a cada dia realizamos a leitura individual de um dos portadores de texto, primeiramente eles fazem a leitura e investigam o seu material, com tempo determinado, depois leio em voz alta o meu material, após a minha leitura pergunto se alguém quer ler também algo que tenha achado interessante, caso não tenha voluntários convido um dos alunos para ler. Esta prática está em adaptação, tenho o cuidado para que todos "leiam" o seu material, mas sem tornar uma atividade cansativa, um ou dois alunos fazem a leitura a cada dia. Escolhi estes portadores por trazerem assuntos diferentes daqueles que geralmente são trabalhados em sala de aula. Após as leituras sempre acontece uma discussão sobre o que foi lido, Que tipo de texto? Para o que serve? Quem gostaria desta leitura? E ainda os alunos relatam suas experiências e impressões para cada situação. Esta é uma experiência que está sendo bem importante na alfabetização deles a na minha prática pedagógica. Tenho construído com os alunos a caminhada para a aprendizagem, através da pesquisa, investigação e criatividade.

Nenhum comentário: